Por Fernanda Rodrigues
Inicialmente, os artigos serão aceitos em português, espanhol e inglês, e publicados nos três idiomas. No entanto, a intenção do conselho editorial é adotar apenas o inglês, por se tratar da língua internacional da ciência. De acordo com Vilar, a adoção do inglês aumenta as chances de citações da publicação, aumentando o índice de atratividade da revista. E também eleva o nível Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Assim estaremos no patamar das principais publicações científicas do mundo, ou seja, internacionalizados “, salientou Vilar.
Por enquanto, o periódico retoma as atividades em edições semestrais. Porém, a intenção é aumentar a periodicidade, sobretudo porque a volta da circulação vai estimular a produção dos estudantes, docentes e profissionais. Os artigos serão oriundos dos programas de pós-graduação, institutos federais e empresas estaduais de pesquisa.
As áreas mais abordadas pelo periódico tem sido manejo produtivo, nutrição animal, bioclimatologia animal, melhoramento genético e avaliação de alimentos. A revista é uma publicação da Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA). Acesse: http://www.ojs.ufpi.br/index.p