HISTÓRICO

A Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) é uma instituição científica de pesquisa, de âmbito regional, sem fins lucrativos, que congrega profissionais, pessoas e entidades dedicadas à produção animal.

A SNPA surgiu do idealismo de um grupo de profissionais durante a realização do I Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, em Fortaleza-CE, no ano de 1986, e do II Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, em Natal-RN, em 1988, e teria como um dos seus objetivos dar suporte aos eventos envolvendo a produção animal, os quais seriam sediados nos demais estados nordestinos, a cada dois anos. Desta forma, a SNPA passou a promover o Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes (SNAR). Em 1998 promoveu, juntamente com o VII SNAR, o I Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA) abrangendo todas as áreas da produção animal.

Um importante instrumento de difusão científica foi criado pela SNPA, a Revista Científica de Produção Animal, para divulgação de trabalhos de pesquisa e tecnologias gerados por pesquisadores da área de produção animal, a qual está sediada na UFPB, no Centro de Ciências Agrárias, Areia-PB.

A SNPA foi registrada sob n° 9.189 conforme publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba de 13 de agosto de 1992 e reconhecida como Entidade de Utilidade Pública através do Projeto de Lei n° 105/93, pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

 

OBJETIVOS DA SNPA

A SOCIEDADE NORDESTINA DE PRODUÇÃO ANIMAL tem por objetivo articular ações para o desenvolvimento da pecuária no País e notadamente na região Nordeste por meio de parcerias com instituições de ensino, da pesquisa e da extensão; Congregar pesquisadores, profissionais, pecuaristas e entidades dedicados a produção animal; Promover, aprimorar e divulgar os conhecimentos da produção animal visando à melhoria do nível tecnológico de seus associados, por meio de conferências, palestras, seminários, cursos e congressos científicos, além de uma revista científica; e orientar a opinião pública e o Governo sobre as questões técnicas e políticas relacionadas ao desenvolvimento da produção animal.

 

DIRETORIA ATUAL

Diretoria – 2017/2019

PRESIDENTE: Dr. Ariosvaldo Nunes de Medeiros

DIRETOR EXECUTIVO: Dr. Edgard Cavalcanti Pimenta Filho

EDITOR-CHEFE DA RCPA: Dr. José Humberto Vilar da Silva

EDITOR-CIENTÍFICO DA RCPA: Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal

 

EVENTOS REALIZADOS

 

  • XII Congresso Nordestino de Produção Animal realizado pela UNIVASF, em Petrolina-PE /Juazeiro da Bahia-BA no período de 14 a 16 de novembro de 2017, sob a coordenação do Prof. Dr. Mateus Matiuzzi da Costa.
  • I Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – I SNAR, realizado em Fortaleza-CE, no período de 3 a 6 de junho de 1986, sob a presidência do Prof. Abelardo Ribeiro de Azevedo, da UFC. O I SNAR teve como enfoque principal Uréia na Alimentação Animal.
  • II Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – II SNAR, presidido pelo Dr. Luiz Fernando Pereira de Melo, foi realizado em Natal – RN, no período de 22 a 25 de novembro de 1988.
  • III Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – III SNAR, em João Pessoa – PB, no período de 27 a 30 de novembro de 1990, tendo como presidente o Prof. Homero Perazzo Barbosa, da UFPB.
  • IV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – IV SNAR, foi realizado no período de 23 a 26 de novembro de 1992, em Recife-PE, sob a presidência da Profa. Ângela Maria Vieira Batista, da UFRPE.
  • V Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – V SNAR, realizado em Salvador-BA, no período de 12 a 14 de dezembro de 1994 foi presidido por Fernando Alves Dias Filho, da NITROFÉRTIL. Ao final do evento, foi elaborado um documento intitulado A Carta do V SNAR, que serviria de subsídio aos dirigentes de instituições e órgãos governamentais e privados no direcionamento de programas de pesquisa voltados à pecuária nordestina.
  • VI Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – VI SNAR, sediado pela UFRN, Natal-RN, no período de 3 a 6 de dezembro de 1996, foi coordenado pelo Prof. Nominando Andrade de Oliveira.
  • I Congresso Nordestino de Produção Animal e VII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – onde procurando ampliar os temas envolvidos na produção animal, o 1° Congresso abrangia não apenas a área de alimentação de ruminantes, mas também toda a produção animal, incluindo os não ruminantes. Foram realizados em Fortaleza-CE, no período de 06 a 11 de dezembro de 1998, sob a presidência do Prof. Abelardo Ribeiro de Azevedo, da UFC.
  • II Congresso Nordestino de Produção Animal e VIII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes foi sediado pela EMBRAPA Meio-Norte e UFPI, em Teresina –PI, no período de 20 a 23 de novembro de 2000.
  • III Congresso Nordestino de Produção Animal e IX Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – sediado pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB, realizado em Campina Grande – PB no período de 29 de novembro à 02 de dezembro de 2004.
  • IV Congresso Nordestino de Produção Animal e X Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – realizado pela EMBRAPA – Petrolina, em Petrolina-PE, no período de 27 a 30 de novembro de 2006.
  • V Congresso Nordestino de Produção Animal e XI Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – realizado numa ação conjunta da Escola Agrotécnica de São Cristóvão e Universidade Federal de Sergipe, em Aracajú, – no período de 24 a 27 de novembro de 2008.
  • VI Congresso Nordestino de Produção Animal e XII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – realizado pela UFERSA, em Mossoró-RN no período de 29 de novembro a 02 de dezembro de 2010.
  • VII Congresso Nordestino de Produção Animal e XIII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – sediado em Maceió-AL no período de 12 a 15 de novembro de 2012, realizado pela UFAL.
  • VIII Congresso Nordestino de Produção Animal e XIV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes – agora de periodicidade anual, realizado em parceria com a EMBRAPA Caprinos e Ovinos e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Fortaleza-CE, no período de 11 a 14 de novembro de 2013.
  • IX Congresso Nordestino de Produção Animal e XV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes realizado no período de 11 a 14 de novembro de 2014 pela UFRBA, Ilhéus-BA, coordenado pela Profa. Dra. Daniele Rebouças Santana Loures.
  • X Congresso Nordestino de Produção Animal e XVI Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, coordenado pelo Prof. Dr. Arnaud Azevêdo Alves, da UFPI, realizado no período de 17 a 19 de novembro de 2015, em Teresina –PI.
  • XI Congresso Nordestino de Produção Animal e XVII Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes realizado pela UFRPE, em Recife-PE no período de 07 a 10 de novembro de 2016, sob a coordenação do Prof. Dr. Wilson Moreira Dutra Júnior.