ECOARIDO – III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research e V Simpósio de Metodologias Aplicadas à Pecuária de Regiões Semiáridas


Como parte da comemoração dos 100 anos do curso de Agronomia e dos 20 anos do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura da Universidade Federal do Ceará, serão realizados em dezembro de 2018 o III International Symposium on Semiarid Pastoral Ecosystems Research, o V Simpósio de Metodologias Aplicadas a Ecossistemas Pastoris Semiáridos e o Dia de Campo “NEEF 20 anos de Forragicultura para a Sociedade”, para integrar uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais para discutir estratégias tecnológicas passíveis de serem aplicadas em regiões semiáridas, difundir estratégias tecnológicas, capacitar recursos humanos e atualizar e alinhar linhas de pesquisas e projetos científicos.

Tal evento ocorrerá durante quatro dias no Departamento de Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza-CE e terá como palestrantes pesquisadores e professores de instituições nacionais e internacionais. Dentre as metodologias a serem debatidas, destacam-se: modelagem e sensoriamento remoto para estimativa da produção de biomassa, sistemas de alerta precoce, protocolos para estimar a composição química dos alimentos e avaliação da dieta de ruminantes em pastagens naturais. Com esse evento, pretende-se criar e discutir uma base para sistemas de balanceamento de forragem de longo prazo para ecossistemas vulneráveis, integrado com um sistema de alerta precoce. Esta linha de pesquisa é emergente nas regiões semiáridas, sendo objeto de estudo dos diversos especialistas convidados a palestrar no evento. Portanto, esse evento será fundamental para padronização das metodologias empregadas pelos vários grupos de pesquisa e proposição de novas abordagens ao mesmo tempo amplas e precisas.

O público-alvo são os integrantes dos grupos de pesquisa das instituições que participarão do evento, incluindo professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados e envolvidos na área. O evento será formatado para um público estimado de 200 participantes oriundos das diversas instituições de pesquisa e ensino inseridas no Semiárido Brasileiro e adjacências.

http://www.ecoarido.com.br/