Cerimônia de abertura da 25º Semana de Zootecnia homenageia docentes


Com informações de Matheus Rocha

 

Foi dada a largada para a 25º Semana de Zootecnia, que acontece na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento que começou nesta segunda-feira (8), se consagra como uma oportunidade de profissionais, produtores, estudantes e empresas do ramo agropecuário trocarem conhecimentos.

Compuseram à mesa, na cerimônia de abertura, o vice-reitor Marcelo Carneiro Leão, o tutor do pet zootecnia, Porto Neto, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Erivânia Camelo, o professor Wilson Dutra e o graduando em zootecnia, Marconi Ítalo.

Carneiro Leão deu boas-vindas aos congressistas e declarou aberto o evento. Mas o clímax da cerimônia se deu quando Dra Anideni Cristina homenageou a docente Ângela Maria Vieira pelos mais de vinte anos de conhecimento transmitidos às centenas de alunos, os quais Ângela orientou ao longo de sua carreira de ensino universitário. Anideni fez um breve histórico da vida acadêmica da professora Ângela, destacando os momentos mais marcantes da vida da docente, entre eles: quando ela regressou à UFRPE para lecionar.

Muito emocionada, professora Ângela agradeceu as homenagens e em seu discurso pontuou as dificuldades que encontrou ao retornar ao Recife à frente do departamento de zootecnia. Mas fez questão de registrar os colegas de profissão que estiveram nesse ideal de mudanças promovidas no departamento e que hoje são visíveis e tangíveis. “Eu tinha duas opções: ou usava a desculpa e me acomodava, ou, eu faria o melhor que pudesse e, além disso, mudaria as condições. Mas, eu, tive nesse processo a sorte de ter colegas que compartilhavam comigo o mesmo pensamento de transformação. E isso é importante porque o maior entrave são as pessoas, pois, são elas que fazem as condições”, registrou.

Na solenidade houve, também, a entrega do prêmio pelo CRMV a docente Lúcia Brasil, e o diretor do departamento de zootecnia, professor Wilson Dutra, fez a entrega do Prêmio Servidor Destaque à Lúcia dos Anjos (Lucinha). No primeiro dia, além da cerimônia de abertura, que contou a participação do coral da UFRPE, ocorreu também um coquetel, tudo isso em alusão as comemorações da Universidade ao dia do Zootecnista (13 de maio).